O furacão Milton está gerando um surto de tornados na Flórida, conforme avança pelo Golfo do México e se aproxima dos Estados Unidos.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu 90 alertas de tornados na Flórida nesta quarta-feira (9) — um recorde no estado em um único dia.
Alguns desses alertas advertiam para “situação particularmente perigosa”.
Pelo menos 11 tornados atingiram partes da Flórida desde esta manhã, de acordo com relatórios do serviço meteorológico.
O furacão Irma gerou o segundo maior número de alertas de tornado em um dia, com 69, em 10 de setembro de 2017. O Helene está em terceiro, com 48, em 26 de setembro.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.
Atualmente, ele está na categoria 4 e teve rota atualizada, podendo chegar à Flórida às 23h desta quarta-feira (9), no horário local.
Ele deve crescer em tamanho, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma área muito maior.
O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.