Imagens de satélite estão fornecendo uma visão do furacão Milton do espaço enquanto ele se aproxima da Flórida.
O satélite GOES East, da NOAA, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA, fornece novas imagens das nuvens do Milton a cada 30 segundos, segundo a agência. Veja abaixo:
This imagery from @NOAA‘s #GOESEast 🛰️ is providing visible cloud imagery every 30 seconds of #HurricaneMilton as it pushes closer to Florida. Notice the frequent #lightning being picked up by the satellite’s #GLM instrument as well.
Get the latest on #Milton:… https://t.co/33Yng1EYNC pic.twitter.com/5Xjb2K2Y49
— NOAA Satellites (@NOAASatellites) October 9, 2024
Os satélites GOES — abreviação de Geostationary Operational Environmental Satellites — são os mais sofisticados da NOAA, de acordo com seu site.
Flashes frequentes de iluminação também são visíveis no vídeo.
O satélite está orbitando mais de 35 mil quilômetros “acima do equador da Terra, a velocidades iguais à rotação da Terra”, disse a NOAA, permitindo que ele permaneça sobre locais específicos.
Chuvas e ventos fortes, além de um surto de tornados, foram registrados na Flórida. As condições devem piorar nas próximas horas.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.
Atualmente, ele está na categoria 3 e teve rota atualizada, podendo chegar à Flórida às 20h desta quarta-feira (9), no horário local.
O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.