O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, denunciou nesta quarta-feira (9) desinformação que tem circulado após a passagem o furacão Helene e enquanto a Flórida se prepara para a chegada do furacão Milton.
O democrata acusou o ex-presidente Donald Trump e a deputada republicana Marjorie Taylor Greene de promoverem falsos rumores.
“Nas últimas semanas, tem acontecido uma promoção imprudente, irresponsável e implacável de desinformação e mentiras descaradas”, declarou o presidente.
Ele acrescentou que os rumores estão “abalando a confiança no incrível trabalho de resgate e recuperação que já foi realizado e continuará sendo realizado, e é prejudicial para aqueles que mais precisam de ajuda”.
“O ex-presidente Trump liderou um ataque de mentiras”, continuou. Ele citou especificamente alegações falsas de que as vítimas da tempestade receberão no máximo de US$ 750 em dinheiro (aproximadamente R$ 4.200).
“Que coisa ridícula de se dizer”, afirmou. “Não é verdade”.
“Agora as alegações estão ficando ainda mais bizarras. A congressista Marjorie Taylor Greene… está agora dizendo que o governo federal está literalmente controlando o clima”, comentou Biden.
“É mais do que ridículo”, enfatizou.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.
Atualmente, ele está na categoria 3 e teve rota atualizada, podendo chegar à Flórida às 23h desta quarta-feira (9), no horário local.
O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.