Um cenário de tempo instável deve se estabelecer durante os próximos dias em grande parte do Brasil, de acordo com o Climatempo. A combinação de sistemas meteorológicos, que vão atuar juntos, podem contribuir com a dispersão da chuva nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A atuação de uma área alongada de baixa pressão será o principal fator dessa instabilidade, que agindo com uma baixa pressão na superfície e o avanço de frentes frias, irão contribuir para a manutenção das chuvas ao longo da semana.
Com esse padrão, as temperaturas serão reguladas, aliviando a onda de calor que atingiu diversas regiões do país, em especial da faixa central, desde o começo de outubro.
A segunda metade do mês de outubro deve ser de chuvas expressivas no Sul brasileiro. O Rio Grande do Sul deve passar por um período chuvoso intenso, principalmente nas regiões oeste e norte. Além do estado gaúcho, Santa Catarina e Paraná devem ter chuvas distribuídas pela semana.
Já no Centro-Oeste, o cenário muda para a região a partir do meio da semana, onde áreas que passam por estiagem prolongada receberão chuva. Com isso, o período de seca deve ser amenizado, o que é bom para os recursos hídricos da região e a agricultura.
O calor se faz presente na região Sudeste até meados da semana, quando o avanço das frentes frias e a reorganização da baixa pressão farão com que a chuva chegue. A faixa litorânea de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo será a mais impactada, com acumulados de chuva que podem ultrapassar os 60 mm, a partir da próxima quarta-feira (9).