O grupo pró-iraniano Resistência Islâmica no Iraque disse no domingo (22) que lançou um ataque de drone contra um alvo no Vale do Jordão ocupado por Israel.
Depois que combatentes do Hamas lançaram seu ataque a Israel em 7 de outubro do ano passado, desencadeando a guerra em Gaza, facções armadas xiitas iraquianas, assim como outros grupos pró-iranianos, prometeram realizar ataques em solidariedade aos palestinos.
A Resistência Islâmica no Iraque prometeu intensificar seus ataques.
Em uma declaração, o exército israelense disse que interceptadores foram lançados em direção a um UAV (drone) que foi lançado do Iraque e foi identificado cruzando da Síria para o território israelense. Nenhum ferimento foi relatado.
O grupo militante pró-Irã disse que seus drones atingiram um local no Vale do Jordão, nos “territórios palestinos ocupados”, mas não deu mais detalhes.
Escalada de tensão
A notícia vem em meio a uma escalada de tensão entre Israel e o grupo libanês Hezbollah.
Ao longo dos últimos dias, uma série de ataques aéreos e explosões de dispositivos usados por membros do grupo islâmico deixaram dezenas de mortos no Líbano.
Em resposta, o Hezbollah disparou dezenas de mísseis contra Israel.
As forças israelenses dizem que vão seguir coordenando ataques contra o país vizinho para pressionar o grupo islâmico. Diversos aliados do Hezbollah no Oriente Médio já se manifestaram em apoio ao grupo, que diz que não vai cessar a luta enquanto as hostilidades em Gaza continuarem.
O conflito no enclave se estende desde o dia 7 de outubro de 2023, quando o Hamas lançou um ataque contra Israel que desencadeou na ofensiva retaliatória.