A Polícia Civil (PC) deflagrou uma operação para desarticular um grupo especializado em roubo e desvio de cargas, na manhã desta quarta-feira (11), em sete estados do Brasil. Até o momento 17 pessoas foram presas.
A ação que ainda está em andamento, cumpre mandados de prisão contra 26 pessoas e mais 65 mandados de busca e apreensão em sete estados. Segundo a secretaria de Segurança de São Paulo (SSP) até o momento 17 pessoas foram presas.
A operação denominada Cavalo de Aço foi articulada pela seccional da PC de Sorocaba, interior de São Paulo. As investigações mostraram indícios de envolvimentos de pessoas em outras seis cidades no estado paulista. São elas: São José do Rio Preto, Quatá, Araçatuba, Paulo de Faria, Riolândia e Itapetininga.
Outros mandados foram expedidos para municípios do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Bahia. As cidades, entretanto, não tiveram o nome revelado pela polícia civil.
De acordo com a Secretaria de Segurança de São Paulo, o balanço final será divulgado ao término da ação.
SP registrou queda no registro de roubos no 1º semestre de 2024
De acordo com a SSP, desde o início do ano, os roubos de carga têm caído no interior de São Paulo. De janeiro a julho foram 675 registros, 167 a menos do que no ano anterior. Esse foi o menor número para o período desde 2011.
O estado de São Paulo registrou o menor número de roubos da história, no primeiro semestre. Foram elaborados 101.130 boletins de ocorrência nos municípios paulistas. Na comparação com o primeiro semestre do ano passado, houve recuo de 13,2% nos delitos em todo o estado.
Os roubos em geral incluem as subtrações de carga e os assaltos a banco. Esse último, teve o registro de apenas um caso nos seis meses de 2024.