A agência de inteligência interna da Alemanha alertou contra um grupo cibernético pertencente a uma unidade de inteligência militar russa (GRU) conhecida como 29155, dizendo que realizou ataques cibernéticos contra países da Otan e da União Europeia.
Em uma postagem na plataforma de mídia social X nesta segunda-feira (9), o Bundesverfassungsschutz disse que estava emitindo o alerta junto com serviços de inteligência dos EUA, como o FBI, a agência de segurança cibernética CISA, a NSA e outros parceiros internacionais.
O alerta surge num momento de maior ansiedade na Europa devido a supostos hackers e espiões russos desde a invasão da Ucrânia por Moscou em 2022.
No início deste ano, Berlim acusou a Rússia de uma série de ataques cibernéticos contra os social-democratas que governam a Alemanha, bem como contra empresas dos setores de logística, defesa, aeroespacial e TI.
No seu alerta, a agência de inteligência disse que o grupo, também conhecido como Cadet Blizzard ou Ember Bear, realiza atividades com fins de espionagem e sabotagem que muitas vezes envolvem a desfiguração de sites e a publicação de dados roubados.
A unidade GRU à qual pertence é conhecida pela suspeita de envolvimento no envenenamento do ex-agente duplo russo Sergei Skripal e da sua filha Yulia na Grã-Bretanha em 2018, segundo a agência.