A Defesa Civil de São Paulo prorrogou alerta para risco de incêndio para algumas regiões do estado de São Paulo até terça-feira (10). Na tarde deste sábado (7), o estado registrava sete focos de queimadas ativos em território paulista.
O estado está sob alerta devido a condições climáticas que favorecem o risco de queimadas. A previsão indica que as temperaturas podem atingir 39ºC e a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 15% — o que favorece os incêndios florestais. Em São Paulo, 12 pessoas foram detidos provocar incêndios no estado.
As regiões com com maior possibilidade de incêndios são: Itapeva, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Rio Preto Araçatuba, Presidente Prudente e Marília, de acordo com o órgão.
- Franco da Rocha
- Rincão
- Dois Córregos
- Santo Antônio do Aracanguá
- General Salgado
- Pedregulho
- Álvaro de Carvalho
Brasil em alerta de baixa umidade
Ao todo, 20 estados brasileiros mais o Distrito Federal estão em alerta amarelo para baixa umidade, que pode varia entre 30% e 20%, de acordo com Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).
As áreas mais secas do Brasil não tem previsão de chuva significante para os próximos 14 dias, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Ceman).