A cantora Nana Caymmi foi transferida para o Centro de Terapia Intensiva para tratar uma infecção urinária na Casa de Saúde São José, na zona Sul do Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (5).
A artista de 83 anos está internada na unidade desde 26 de agosto. Na data, o hospital havia informado que ela passou por um ajuste no marcapasso e foi medicada.
Nana está na sua terceira internação hospitalar em um mês. No dia 26 de julho, a cantora deu entrada na Casa São José com um quadro de arritmia cardíaca.
Ela recebeu o marcapasso nesta primeira ocasião. O cirurgião faz uma pequena incisão, de cerca de 5 centímetros na parte superior do tórax, e um eletrodo é conduzido pela veia até o coração.
A cantora recebeu alta apenas no dia 13 de agosto, ficando internada por 18 dias. Com dores no peito, Nana retornou ao hospital no dia 17 do mesmo mês e passou por um cateterismo cardíaco, que foi bem sucedido, segundo a equipe médica.
O procedimento consiste na introdução de um tubo muito flexível, fino e longo, na artéria do braço ou da perna para ser levado ao coração. Ela teve alta hospitalar no dia 22 de agosto, antes de retornar à unidade menos de uma semana depois.
Nana Caymmi começou sua carreira artística na década de 1960 e se tornou uma das maiores artistas do cenário musical brasileiro, com sucessos como ‘Resposta ao tempo’, ‘Não se esqueça de mim’ e ‘Suave Veneno’.