A Polícia Civil de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (5), uma operação contra uma quadrilha que atuava em núcleos diferentes para praticar golpes milionários por meio de centrais telefônicas e sites falsos de prefeituras e de venda de ingressos.
Segundo as investigações, o primeiro grupo fraudou o site de uma prefeitura do litoral de São Paulo. No golpe, os valores pagos pelos contribuintes por meio de guias de recolhimento de tributos eram desviados para a conta de terceiros.
A segunda quadrilha reproduziu uma central telefônica de banco para convencer as pessoas a contratarem empréstimos e fazer transferências para contas desconhecidas, através de um esquema que utilizava aplicativos falsos e ligações feitas por robôs.
Já um terceiro grupo realizou uma fraude contra uma empresa de soluções tecnológicas e invadiu o sistema operacional da organização para realizar diversas transações e movimentação de valores para outras contas, estimando um prejuízo de R$ 6 milhões.
De acordo com os policiais, os suspeitos também clonavam sites de vendas de ingresso para desviar os valores pagos.
Os agentes cumpriram 28 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
As investigações seguem em andamento para apurar se há envolvimento de alguma facção criminosa que investe em escritórios do crime para lavar dinheiro no esquema.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo