Um alto funcionário do Hamas acusou no sábado (17) Israel de obstruir todos os esforços para finalizar um acordo de cessar-fogo em Gaza.
Num comunicado à imprensa, Sami Abu Zuhri, oficial do Hamas, afirmou que “a ocupação israelense continua a obstruir todos os esforços para cessar completamente qualquer acordo de fogo”.
Abu Zuhri também acusou a administração dos EUA de “adotar totalmente a posição de Israel” e afirmou que Israel está se retirando das cláusulas anteriores já acordadas. Ele afirmou que Washington está tentando “dissuadir quaisquer movimentos” na região contra Israel.
Referindo-se à possibilidade de chegar a um acordo de cessar-fogo como “uma ilusão”, o responsável afirmou: “Não estamos perante um acordo ou negociações reais, mas sim a imposição de ditames americanos”.
Na quinta-feira (15), as negociações de cessar-fogo foram retomadas na capital do Catar, Doha, e foram suspensas na sexta-feira (16).
As negociações recomeçarão na capital egípcia, Cairo, na próxima semana.
Na sexta-feira, o Catar, os Estados Unidos e o Egito afirmaram numa declaração conjunta que as conversas de cessar-fogo em Gaza realizadas em Doha esta semana registaram progressos “construtivos”.
A declaração acrescentou que as partes relevantes continuarão os seus esforços nos próximos dias para negociar os detalhes da implementação do acordo.
Os três países têm mediado um acordo entre o Hamas e Israel sobre o conflito de Gaza. Várias rodadas de discussões sobre cessar-fogo nos últimos meses não produziram resultados.
Quem é Ismail Haniyeh, líder político do Hamas morto no Irã