A região Sul do Brasil deve receber uma intensa frente fria a partir da noite desta quarta-feira (7), segundo a Climatempo. As baixas temperaturas podem gerar a chamada chuva congelada, principalmente no Rio Grande do Sul.
Esse tipo de precipitação acontece quando os flocos de neve saem da nuvem e, na atmosfera, entram em contato com uma camada mais quente de ar (acima de 0°C) e derretem.
Ao sair dessa área, as gotas de água líquida atingem um nível de ar congelante. Nesse momento, dependendo da espessura da camada de ar quente no meio do caminho, há duas possibilidades:
- Se a camada for grossa, as gotas apenas super resfriam na área congelante
- Se a camada for fina, as gotas recongelam em forma de pedrinhas de gelo na área congelante
Todo esse processo acontece na atmosfera. No caso das gotículas super-resfriadas, elas recongelam imediatamente ao entrar em contato com uma superfície congelante (em ou abaixo de 0°C). Assim, cria-se uma camada de gelo em árvores e no solo.
A especialista em meteorologia Maria Clara Sassaki explica que a chuva congelada poderá ser vista no Sul do país por causa da alta umidade nos próximos dias.
“A frente fria, mesmo quando passar, deixará uma umidade para trás em estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atrás da frente fria ainda fica uma forte massa de ar mais frio. Quando essa massa se encontra com a umidade, há a possibilidade da chuva congelada, porque a atmosfera fica instável com chance de uma área mais quente na atmosfera. Essa incursão vai possibilitar o congelamento das gotículas de água líquida.”
A Climatempo também alertou para recordes das madrugadas, manhãs e tarde mais frias do ano em várias cidades da região Sul.