O Hamas anunciou nesta terça-feira (6) que o líder do grupo em Gaza, Yahya Sinwar, substituirá Ismail Haniyeh como chefe do gabinete político. O anúncio veio por meio de um comunicado.
Haniyeh foi assassinado em Teerã na semana passada. O caso elevou o nível de alerta no Oriente Médio e o temor para uma possível expansão da guerra em Gaza. O Irã acusa Israel de realizar um ataque contra Haniyeh e prometeu vingança.
A declaração do Hamas diz que o movimento anuncia “a seleção do comandante Yahya Sinwar como chefe da mesa política do grupo, sucedendo ao líder mártir Ismail Haniyeh, que Deus tenha misericórdia dele.”
Israel acusou publicamente Sinwar de ser o “cérebro” por trás do ataque terrorista do Hamas contra Israel em 7 de outubro.
Figura de longa data no grupo palestino, Sinwar foi responsável pela construção do braço militar do Hamas antes de formar novos laços importantes com as potências árabes regionais como líder civil e político do grupo.
Foi eleito para o principal órgão de decisão do Hamas, o Politburo, em 2017, como líder político do Hamas em Gaza.
Ele foi designado terrorista global pelo Departamento de Estado dos EUA desde 2015 e foi recentemente sancionado pelo Reino Unido e pela França.