Uma operação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do policiamento de Choque de São Paulo, deflagrada na manhã desta terça-feira (7), visa cumprir 11 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão contra integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) que atuam na região do Alto Tietê.
De acordo com as investigações, essa ramificação da facção criminosa vinha praticando diversos crimes sistematicamente. Eles são suspeitos por extorsão, agiotagem e lavagem de dinheiro.
Os suspeitos, de acordo com os investigadores, celebravam empréstimos a terceiros com juros abusivos, que poderiam chegar a 300% ao mês. A extorsão e as ameaças aconteciam quando o pagamento era atrasado.
A Operação Khalifa, como foi chamada, ocorre no Alto Tietê e também no Vale do Paraíba. O nome é referente ao edifício Burj Khalifa, situado na cidade de Dubai. Os investigados teriam publicado diversas fotos ostentando viagem ao destino.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que, durante ação, já foram apreendidos fuzis, pistolas de uso restrito, munições e dinheiro em espécie nos endereços visitados pelos agentes.