Ao menos nove municípios continuam no Rio Grande do Sul (RS) estão sem nenhum tipo de sinal de telefonia móvel e internet. Os dados são do Ministério das Comunicações e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Nessas cidades ainda não há nenhuma operadora disponível. São elas: Arroio do Meio, Arroio dos Ratos, Capitão, Eldorado do Sul, Encantado, Pouso Novo, Progresso, Roca Sales e Travesseiro.
Há ainda 239 municípios com “afetação parcial” das comunicações, o que significa que há pelo menos uma ou apenas uma operadora em funcionamento.
Para tentar aumentar a comunicação com locais “ilhados”, o Ministério das Comunicações determinou o envio de 14 terminais satelitais transportáveis da Telebras para o estado. Essas “antenas móveis” chegaram na quinta-feira (2) e auxiliam as equipes de resgate. Segundo a pasta, mais 20 desses equipamentos chegaram nesta semana a Porto Alegre.
O restabelecimento das comunicações foi anunciado como prioridade pelo governo federal. Sem os serviços de telefonia há dificuldades para informações sobre resgate e abastecimento das cidades.
Na última sexta-feira (4), o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, informou a jornalistas que entre as três prioridades do governo estavam: o trabalho de resgate de ilhados e desaparecidos; o restabelecimento do tráfego, energia e internet e, por fim, o apoio humanitário aos desabrigados.
As operadoras de telefonia também liberaram o sinal das redes para que clientes de qualquer operadora pudessem acessar a rede disponível de forma gratuita, já que há localidades onde apenas uma empresa está com o serviço restabelecido.