O presidente dos Estados Unidos Joe Biden falou neste sábado (11) com o papa Francisco e concedeu-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade com Distinção, a maior honra civil do país, disse a Casa Branca.
“O presidente Biden falou por telefone com Sua Santidade o Papa Francisco esta manhã e expressou seu profundo pesar de que ele não pôde visitar Roma e a cidade do Vaticano”, disse a Casa Branca. “Eles também discutiram os esforços para promover a paz em todo o mundo, incluindo o trabalho do Papa Francisco para aliviar o sofrimento das comunidades vulneráveis”, continua a nota.
Biden estava programado para viajar esta semana a Roma, onde a Casa Branca disse que ele deveria se encontrar com o Papa Francisco, bem como a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o presidente italiano Sergio Mattarella. Biden cancelou sua viagem para permanecer nos Estados Unidos por causa dos incêndios na Califórnia.
Esta é a primeira e única vez que o presidente concedeu a Medalha da Liberdade com Distinção durante sua presidência, disse a Casa Branca.
A citação para o prêmio preparado pela Casa Branca diz que o Papa Francisco é “o Papa do povo” e “uma luz de fé, esperança e amor que brilha intensamente em todo o mundo.”
O momento chega nos últimos dias da presidência de Biden. Na semana passada, ele premiou a Medalha Presidencial da Liberdade para 19 pessoas, incluindo a ex-candidata à presidência democrata Hillary Clinton e o designer Ralph Lauren.