Um total de 18 cães da raça spitz-alemão-anão, conhecidos como lulus-da-pomerânia, fugiram de um canil no interior de Santa Catarina depois que o portão do estabelecimento foi aberto com o vento.
O caso ocorreu neste mês em Jaguaruna, a cerca de 165 quilômetros de Florianópolis.
O momento da fuga foi registrado por câmeras de segurança e os vídeos viralizaram nas redes sociais do canil. Em um dos vídeos, o dono do canil aparece interagindo com os cães e jogando petiscos pouco antes da fuga.
Veja o vídeo:
O narrador comenta: “Estava eu em um belo dia de sol dando petiscos para os meus cãezinhos e pensando: ‘Esses aqui tenho certeza de que nunca vão me abandonar, são completamente apaixonados por mim’”.
Logo em seguida, o portão se abre repentinamente e os cachorros aproveitam a oportunidade para fugir. O dono e seu filho correm atrás dos animais.
A proprietária do canil Dom Petti Pomerânia Kennel, Gislaine Dutra, em entrevista à CNN, relatou os detalhes da fuga.
Segundo ela fuga ocorreu no dia 19 de dezembro. O pátio onde os cães costumam ficar estava passando por manutenção e a filha dela não travou o portão corretamente.
“Assim que eles perceberam que o portão estava aberto, eles partiram sem rumo. Parecia que era o momento deles darem um rolê”, contou Gislaine.
Imediatamente, o marido e o filho de Gislaine correram atrás dos cães, que foram até a esquina da rua, uma via sem saída e pouco movimentada. Alguns cães voltaram sozinhos, enquanto outros foram resgatados pelos donos.
“O nervosismo foi grande, porque não imaginamos que eles só iriam até a esquina. Imaginamos que eles iam correr e seria bem difícil pegar rápido”, explicou Gislaine. “Mas foi tranquilo, porque eles foram no máximo até ali na esquina e depois voltaram.”
Apesar do susto, todos os 18 cães foram recuperados sem ferimentos.
Segundo Gislaine, os cães que fugiram não são destinados à venda, e sim pets da família.