O líder norte-coreano Kim Jong-un escreveu que se compromete a solidificar a parceria estratégica do país com a Rússia em sua carta ao presidente Vladimir Putin, informou a mídia estatal KCNA nesta terça-feira (31).
Na mensagem, Kim enviou saudações de Ano Novo a Putin e a todos os russos, incluindo suas tropas. Kim Jong-un também expressou sua disposição de intensificar ainda mais os laços bilaterais, que, segundo ele, os dois líderes elevaram a um novo patamar este ano, por meio de novos projetos, informou a KCNA.
O líder norte-coreano “desejou que o Ano Novo de 2025 fosse registrado como o primeiro ano de vitória no século 21, quando o exército e o povo russo derrotarem o neonazismo e alcançarem uma grande vitória”, disse a mídia estatal.
Kim e Putin assinaram um tratado de defesa mútua em uma reunião de cúpula em junho, que prevê que cada lado venha em auxílio do outro no caso de um ataque armado.
Desde então, segundo países ocidentais, a Coreia do Norte teria enviado dezenas de milhares de soldados à Rússia para apoiar sua guerra contra a Ucrânia. A coreia do Sul e os EUA afirmam que mais de mil deles foram mortos ou feridos.