O deputado republicano Mike Johnson foi reeleito nesta sexta-feira (3) como presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.
Johnson, que tem o apoio do presidente eleito Donald Trump, recebeu a maioria de 218 votos do Congresso.
Por ter uma maioria estreita na Câmara (a mais estreita em quase 100 anos), Johnson poderia perder por apenas um voto – e apesar do apoio de Trump, o deputado enfrentou resistência de alguns nomes do Partido Republicano após atritos relativos a financiamento do governo no início deste mês.
No início da votação, o parlamentar chegou a perder três votos, o que o impediria de ser eleito. O pleito, no entanto, foi estendido por um período maior de tempo, durante o qual Johnson trabalhou para virar os votos perdidos, e conseguiu reverter o resultado da eleição.
Após a vitória, Johnson afirmou que não fez nenhuma promessa aos dois deputados que trocaram seus votos.
Apoio de Trump
Fontes relataram à CNN que o presidente eleito donald Trump também ligou e falou com os dois deputados – Ralph Norman e Keith Self – e ajudou a convencê-los a alterarem seus votos.
Após a vitória de Johnson, Trump parabenizou o deputado e disse que ele será “um grande presidente”.
“Parabéns ao presidente Mike Johnson pelo recebimento de um voto de confiança sem precedentes no Congresso”, escreveu Trump em postagem na Truth Social, sua rede social. “Mike será um grande presidente, e nosso país será o beneficiário.”
Homenagem a vítimas de Nova Orleans
Em seu primeiro pronunciamento após ser reeleito como presidente da Câmara dos Representantes, Johnson pediu um momento de silêncio em honra das vítimas do ataque terrorista realizado em Nova Orleans no Ano Novo, que deixou 15 mortos.
Em seguida, o deputado declarou que “é a grande honra da minha vida” serviu à Câmara, e que o novo Congresso irá “escutar as vozes do povo” e “colocar o interesse dos americanos primeiro”.
Como foi a votação
O novo Congresso teve início às 14h no horário de Brasília nesta sexta-feira (3). Antes do início da votação, os candidatos foram nomeados: Johnson foi indicado após um discurso da deputada republicana Lisa McClain, de Michigan; já o deputado democrata Pete Aguilar, da Califórnia, fez o discurso de indicação para o líder democrata da Câmara, Hakeem Jeffries.
Em seguida, a votação foi realizada em ordem alfabética, com cada deputado recebendo a oportunidade de dizer qual candidato apoia.
Ao final, foi dada uma nova oportunidade a qualquer membro que não tivesse votado ou que quisesse alterar seu voto – o que acabou sendo determinante para a eleição de Johnson.