A GE Aerospace, cujo consórcio fabricou os motores do avião da Boeing que caiu no pior acidente da aviação sul-coreana, juntou-se à investigação, enquanto Seul prorroga por uma semana as inspeções de todos os 101 jatos Boeing 737-800.
O Ministério dos Transportes prorrogou até 10 de janeiro as verificações após a queda de um Boeing 737-800 operado pela Jeju Air, que matou 179 pessoas, disse Joo Jong-wan, vice-ministro dos Transportes para a aviação civil, em uma coletiva de imprensa.
“Os investigadores estão buscando a causa do acidente, montando um quebra-cabeça”, acrescentou Joo.
As inspeções foram inicialmente programadas para terminar nesta sexta-feira (03), mas outra autoridade do ministério afirmou que verificações adicionais analisariam questões como se as companhias aéreas dedicaram tempo suficiente à manutenção e garantiram peças para reparos.
Imagens de vídeos nas redes sociais parecem mostrar fumaça saindo do motor direito do avião antes do acidente.
O voo de domingo de Bangkok para Muan, no sudoeste do país, aterrissou de barriga e ultrapassou a pista do aeroporto regional, explodindo após atingir uma barreira.
Os motores do avião são produzidos pela joint venture CFM International da GE Aerospace com a Safran.
Um representante de imprensa da GE Aerospace não respondeu à pergunta enviada por email pela Reuters sobre a investigação em um primeiro momento.
O acréscimo de um representante da GE aumenta para 23 o tamanho da equipe de investigação, que inclui 12 investigadores coreanos e representantes norte-americanos da Boeing e do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB).