O presidente chinês, Xi Jinping, analisou as conquistas da China em 2024 em uma mensagem de Ano Novo nesta terça-feira (31).
No discurso transmitido através do China Media Group e da Internet, Xi disse que o país e o povo chinês “experimentaram ventos e chuvas e viram arco-íris”.
O presidente chinês também afirmou que a China respondeu ativamente aos impactos da mudança climática no país e no exterior e adotou uma gama completa de políticas para obter ganhos sólidos na busca do desenvolvimento de alta qualidade.
Xi ainda reforçou que a economia chinesa cresceu em 2024, com previsão de que o PIB para o ano ultrapassasse os 130 bilhões de yuans.
O líder ainda destacou conquistas na produção de grãos, no desenvolvimento coordenado entre regiões, bem como no desenvolvimento verde e de baixo carbono.
De acordo com Xi Jinping, a produção anual de veículos de energia nova (NEVs) do país ultrapassou 10 milhões pela primeira vez.
Ele também observou avanços em circuitos integrados e inteligência artificial, bem como a coleta de amostras do outro lado da Lua pela primeira vez, a missão de exploração do oceano profundo, a ligação Shenzhen-Zhongshan que conecta cidades através do mar e a exploração na Antártida.
Xi Jinping afirmou que as conquistas de 2024 resumem “o espírito elevado e os ideais do povo chinês para explorar estrelas e oceanos”.
“As preocupações das pessoas sobre empregos e rendimentos, cuidados a idosos e crianças, educação e serviços médicos estão sempre na minha mente”, disse Xi.
O presidente afirmou ainda que a China promoveu ativamente a reforma da governança global e aprofundou a solidariedade e a cooperação entre o Sul Global 2024. Ele disse que o país fez avanços mais profundos e substanciais na cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota, sediou com sucesso a Cúpula de Pequim do Fórum sobre Cooperação China-África e apresentou a visão da China na Organização de Cooperação de Xangai, nos Brics, APEC, G20 e outras plataformas bilaterais e multilaterais.
O ano de 2024 também foi marcado pela celebração do 75º aniversário da fundação da República Popular da China e pela terceira sessão plenária do 20º Comité Central do Partido Comunista da China.
Olhando para 2025, Xi disse que a China concluirá integralmente o 14º Plano Quinquenal, implementará políticas mais proativas e eficazes, buscará o desenvolvimento de alta qualidade como prioridade máxima, promoverá maior autossuficiência e força na ciência e tecnologia, e impulsionará o desenvolvimento econômico e social.
Ele disse que a economia chinesa “enfrenta agora novas condições, incluindo desafios de incertezas no ambiente externo e pressão de transformação de antigos motores de crescimento em novos”.
“Mas podemos vencer com o nosso trabalho árduo. Como sempre, crescemos no vento e na chuva e ficamos mais fortes em tempos difíceis. Devemos estar confiantes”, disse Xi.
O presidente também reforçou que a China implementará inabalavelmente a política de “um país, dois sistemas” para manter a prosperidade e a estabilidade a longo prazo em Hong Kong e Macau, disse Xi.
Os chineses de ambos os lados do Estreito de Taiwan pertencem à mesma família, ressaltou.
“Ninguém poderá jamais romper o vínculo de parentesco entre nós e ninguém poderá impedir a reunificação da China, uma tendência dos tempos”, disse o presidente.