O funeral oficial de estado para o ex-presidente Jimmy Carter, em Washington, DC, será realizado na quinta-feira, 9 de janeiro, confirmou a Casa Branca nesta segunda-feira (30).
O presidente Joe Biden declarou a data como um dia nacional de luto em uma proclamação no domingo (29), horas após o falecimento de Carter aos 100 anos.
Biden já tinha viagem marcada para Roma, Itália, em 9 de janeiro. Não está claro se isso afetará seus planos de viagem.
Cerimônias públicas em homenagem ao legado de Carter serão realizadas em Atlanta e Washington, DC, seguidas por um enterro privado na cidade natal de Carter, Plains, Geórgia, segundo o The Carter Center, embora o cronograma final ainda esteja em andamento.
A Força-Tarefa Conjunta — Região da Capital Nacional no Departamento de Defesa — conduzirá as cerimônias.
Segundo a Força-Tarefa “um funeral de Estado é um evento de 7 a 10 dias e consiste em três etapas”, que incluem cerimônias no estado natal do ex-presidente, cerimônias em Washington, DC, e cerimônias no estado onde o ex-presidente gostaria de ser enterrado – no caso de Carter, na Geórgia.
“Para homenagear um grande americano, ordenarei que um funeral oficial de Estado seja realizado em Washington, D.C.”, declarou o presidente Joe Biden em um comunicado no domingo (29), após homenagear o legado de Carter.
Após anunciar a morte de um ex-presidente, o presidente nomeia o Departamento de Defesa para conduzir o funeral, conforme a Força-Tarefa Conjunta.
A cadeia de comando então coloca o comandante da Força-Tarefa Conjunta da Região da Capital Nacional para conduzir as cerimônias, que provavelmente incluirão líderes de todo o mundo.