Desde 2020, uma série de ações e iniciativas vem sendo feitas em Maceió para reparar e mitigar os efeitos da subsidência do solo em trechos de cinco bairros. Sob o compromisso firmado em um Termo de Acordo Socioambiental assinado com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE), a Braskem atua em conjunto com as autoridades em iniciativas para melhoria da mobilidade urbana, compensação dos impactos da realocação e cuidado com a área diretamente afetada.
Entre os projetos de destaque está a Nova Via de Ligação, que conectará as avenidas Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo, se tornando um dos principais corredores de conexão da cidade. A obra, já em andamento, inclui a construção de duas pontes – uma de 128 metros e outra de 113 metros de extensão – com infraestrutura moderna e foco na segurança de pedestres e ciclistas. Ciclovias, calçadas acessíveis e barreiras de proteção fazem parte do projeto, que ainda adota medidas para minimizar impactos ambientais, como a implantação de passagens hidráulicas para permitir o fluxo de água e a passagem segura de animais que existem na região.
Com um orçamento de R$ 360 milhões, corrigido anualmente, o pacote de mobilidade coordenado pela Braskem prevê a construção e recuperação de 33,4 quilômetros de vias, quase 37 quilômetros de ciclovias e calçadas acessíveis, drenagem de águas pluviais e um sistema de semáforos inteligentes. As obras são executadas por empresas especializadas sob fiscalização do poder público.
Outra iniciativa relevante é o monitoramento constante das áreas desocupadas com o uso de uma robusta rede de monitoramento de solo. A empresa mantém um sistema de observação em tempo real, que avalia as condições e orienta ações preventivas, se necessário. Esse cuidado contínuo fortalece o cuidado com a segurança das pessoas.
Ao mesmo tempo, projetos ambientais estão em andamento, como a recomposição de uma área total de 47 hectares de mangue e plantio de mudas em espaços públicos, ajudando na ampliação da arborização da cidade.
Saiba mais sobre essas e outras ações que a Braskem vêm fazendo em Maceió.
A CNN BRASIL não se responsabiliza pelo conteúdo deste publieditorial e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.