Dois suspeitos de participação no assassinato do presidente da Câmara Municipal de uma cidade no interior do Ceará foram mortos no último domingo (29) após confronto com policiais militares em Fortaleza.
Outros dois suspeitos foram detidos em operações realizadas no interior do Ceará, enquanto as investigações continuam para esclarecer todos os envolvidos no crime. As informações foram confirmadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.
O vereador Marcos Aurélio de Araújo (PP), de 57 anos, presidente da Câmara de Tabuleiro do Norte (a 210 km de Fortaleza), foi morto a tiros na noite de quinta-feira (26) em frente à sua casa.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações sobre o assassinato do vereador tiveram início imediatamente após o crime.
Morte em confronto
Segundo a secretaria, dois dos suspeitos foram localizados no bairro Genibaú, em Fortaleza, e identificados em imagens de câmeras de segurança cometendo o crime.
Durante a abordagem policial, a dupla reagiu atirando contra os agentes, que revidaram. No confronto, um adolescente de 16 anos e um homem de 20 anos, com passagens pela polícia, foram atingidos e socorridos, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.
Com os suspeitos, foram apreendidas duas pistolas, encaminhadas ao 32º Distrito Policial (DP).
Prisões e apreensões
A pasta informou que, em Russas, no Vale do Jaguaribe, a PM prendeu um homem de 37 anos, suspeito de ter auxiliado na ação, transportando os executores do crime para Fortaleza após o homicídio.
Durante a abordagem, os policiais apreenderam um veículo e um celular, e o suspeito foi conduzido à Delegacia Regional de Russas, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência por favorecimento pessoal. Ele segue sendo investigado por possível participação em outros delitos.
Em Tabuleiro do Norte, um jovem de 19 anos foi preso em flagrante com uma pistola de numeração suprimida, munições e dois carregadores. A arma, que pode ter sido utilizada no assassinato do vereador, foi localizada em um terreno na zona rural da cidade. O suspeito foi autuado por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e encaminhado à Delegacia Regional de Russas, onde o caso permanece em investigação.