O primeiro-ministro da Finlândia, Petteri Orpo, disse na quarta-feira (25) que as autoridades do seu país estavam investigando uma falha em um cabo submarino de energia que conecta a Finlândia à Estônia.
Uma interrupção não planejada no serviço do interconector Estlink 2 ocorreu às 7h26 no horário de Brasília, informou o operador Fingrid em um comunicado no site regulatório Nordpool, reduzindo sua capacidade disponível para 358 megawatts (MW) de uma capacidade instalada de 1.016 MW.
“Mesmo no Natal, as autoridades estão de prontidão para investigar o caso”, disse Orpo em uma postagem no X.
A interrupção não afetou o fornecimento de eletricidade da Finlândia, acrescentou ele.
As autoridades da região têm estado em alta alerta para possíveis atos de sabotagem após uma série de falhas em cabos de energia, gasodutos e links de telecomunicações no Mar Báltico nos últimos anos, embora os cabos submarinos também possam ser afetados por falhas técnicas e interrupções causadas por acidentes.
“Uma investigação sobre o incidente foi iniciada”, disse Arto Pahki, gerente da sala de controle da Fingrid, em um comunicado.
No momento da interrupção, a eletricidade estava fluindo da Finlândia para a Estônia a uma taxa de 658 MW, informou a Fingrid.