O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, de 89 anos, será submetido a uma cirurgia no esôfago no final desta semana, de acordo com informações da médica pessoal dele, Raquel Pannone, à CNN nesta terça-feira (24).
O procedimento consiste em colocar um stent, um pequeno tubo usado para manter abertas as artérias, no esôfago, para auxílio na nutrição.
O ex-presidente já foi internado diversas vezes desde que anunciou, em abril, que tinha um tumor no esôfago e explicou que o caso seria “duplamente complexo” devido a “uma doença imunológica” da qual sofre há 20 anos, que dificulta “as técnicas de quimioterapia ou cirurgia”.
Em agosto, a médica de Mujica afirmou que, após várias tomografias, não havia mais evidências do tumor, mas que, em decorrência da radioterapia, Mujica desenvolveu uma patologia renal e dificuldades para ingerir alimentos e líquidos.
Depois de várias internações entre agosto e setembro, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia, que Pannone compartilhou ser para colocar uma sonda para ele se alimentar melhor.
Recentemente, José “Pepe” Mujica” recebeu a CNN para falar sobre o governo eleito do seu país, e abordou reflexões sobre a existência de Deus e a morte.
“Quem me tratou do câncer disse que já tiramos o câncer… O que não me contaram é que deixaram um buraco que tem que ser preenchido… e a reprodução celular em um idoso é um desastre. Então, estou tapando esse buraco”, comentou Mujica sobre seu estado de saúde.
*Com informações de Darío Klein, da CNN