Forças israelenses mataram pelo menos cinco palestinos em ataques nesta terça-feira (24) em um campo de refugiados perto da cidade de Tulkarm, na Cisjordânia, disseram autoridades locais.
Khawla Abdo, uma mulher de 53 anos, foi morta como resultado do bombardeio das forças israelenses ao amanhecer, enquanto Fathi Saeed Odeh Salem, um homem de 18 anos, morreu após ser baleado no abdômen e no peito, disse o Ministério da Saúde palestino. Outra mulher palestina morreu na tarde devido a lesões sofridas pelo ataque.
O ministério disse que pelo menos mais dois palestinos foram mortos, e outros sete foram feridos, em uma nova rodada de bombardeio em Tulkarm pelas forças israelenses na terça-feira. Três pessoas ficaram gravemente feridas.
Os militares israelenses disseram anteriormente que mataram um palestino em uma operação “contra-terrorismo” em Tulkarm, enquanto suas forças prenderam 18 outros indivíduos procurados e confiscaram dezenas de armas.
Na tarde de terça-feira, os militares também disseram que aviões atingiram militantes armados no campo de refugiados de Nur Shams.
Centenas de palestinos e dezenas de israelenses foram mortos na Cisjordânia desde o ataque de 7 de outubro de 2023 por militantes do Hamas no sul de Israel. Isso desencadeou a guerra em Gaza e um conflito mais amplo em várias frentes.
A agência de notícias oficial palestina WAFA disse que as forças israelenses impediram equipes de ambulâncias de chegar a Salem abrindo fogo contra eles.
As escavadeiras também demoliram a infraestrutura no acampamento de Tulkarm, incluindo casas, lojas, parte das paredes da mesquita de Al-Salam, e parte da rede de água do acampamento.