O rei Charles III dará sua tradicional mensagem de Natal em uma capela de um antigo hospital, disse o Palácio de Buckingham nesta segunda-feira (23), uma ação que quebrará uma tradição e será um aceno ao tratamento para câncer do monarca britânico.
Em fevereiro, o palácio revelou que Charles, de 76 anos, que se tornou rei em 2022, havia sido diagnosticado com uma forma não especificada de câncer, detectada em testes após um procedimento corretivo para próstata aumentada.
Na semana passada, uma fonte do palácio informou que o tratamento estava progredindo bem e continuará no próximo ano.
Para sua transmissão anual da mensagem gravada do dia de Natal, Charles escolheu a Capela Fitzrovia, uma antiga igreja ornamentada no local de um antigo hospital no centro de Londres. O vídeo será transmitido na quarta-feira (25).
“Agora é um espaço para reflexão tranquila, descoberta e celebração, conectando diversas comunidades de todas as religiões ou nenhuma”, pontuou o Palácio de Buckingham no X, acrescentando que o avô do rei, George VI, lançou a pedra fundamental do prédio em 1928.
Mensagem de Natal do rei Charles III está em sigilo
O conteúdo da mensagem em si permanece em sigilo até que seja transmitida, mas uma fonte da realeza afirmou que ela refletirá sobre os desafios internacionais, nacionais e pessoais e como eles podem ser superados pelas comunidades que apoiam umas às outras.
As mensagens sazonais remontam a um discurso de rádio feito pelo bisavô George V em 1932, e geralmente são filmadas em uma das casas do monarca, sendo que a última vez que a Rainha Elizabeth gravou do lado de fora de uma residência real foi em 2006.
No ano passado, Charles transmitiu sua mensagem do Palácio de Buckingham.
O Daily Telegraph, que já havia tomado conhecimento do local, relatou que o próprio Charles havia escolhido a capela enquanto enfrentava seus próprios problemas de saúde.
Uma fonte informou o jornal que o monarca queria que sua mensagem parecesse mais moderna.