Wayne Hoey, um veterano do Exército dos Estados Unidos, estava em um voo da Delta AirLines, atrasado por problemas operacionais, quando notou que algumas crianças começaram a se agitar.
Hoey chamou uma comissária de bordo que estava distribuindo água e se ofereceu para ajudar.
“Perguntei a ela: ‘Você gostaria que eu tocasse algumas músicas no meu saxofone? Acho que pode acalmar’”, disse ele.
A comissária de bordo obteve permissão da cabine e Hoey começou uma serenata improvisada. Ele tocou músicas de Natal enquanto os passageiros batiam palmas, cantavam junto e faziam pedidos de músicas.
Hoey presenteou o público com clássicos natalinos, incluindo “Holly Jolly Christmas”, “Here Comes Santa Claus” e “Noite Feliz”. O músico, que tem quatro filhos e 10 netos, também não esqueceu o motivo inicial pelo qual pegou o saxofone: crianças. Ele tocou o clássico infantil, “Baby Shark”, para uma pequena que pulava para cima e para baixo em seu assento.
“Todas essas músicas significam algo para alguém”, comentou. “Elas criam conexões”.
Ele tocou na Banda do Exército dos EUA por décadas
A vida de Hoey sempre foi entrelaçada com a música.
Ele aprendeu a tocar saxofone enquanto servia no Exército. O veterano frequentou a Escola de Música das Forças Armadas na Base Anfíbia Little Creek da Marinha dos EUA na Virgínia, perto de Norfolk, e se apresentou na Banda do Exército dos EUA por duas décadas, incluindo uma temporada com a Oitava Banda do Exército na Coreia do Sul.
“O saxofone transcende quase todos os gêneros musicais”, ele argumentou. “Você o encontrará na música clássica, na música de época — diferentes eras”, continuou. “No rock, no jazz, no reggae. É tão fácil curtir e ouvir”.
Depois de se aposentar do Exército, Hoey frequentou a Colorado State University e obteve bacharelado e mestrado em educação musical. Ele ensinou música em escolas do Colorado antes de se mudar para um subúrbio de Augusta, na Geórgia, onde atua como professor substituo de música do ensino fundamental e médio.
“É uma alegria ensinar música para crianças. Realmente é”.
“Música é tudo o que eu já fiz, e me sinto confortável fazendo isso”, acrescentou. “Esta é uma época maravilhosa do ano”.
A companhia aérea Delta AirLines aplaudiu a apresentação musical de Hoey.
“Embora o sistema de entretenimento a bordo da Delta ofereça centenas de opções para envolver nossos clientes, agradecemos a ele por proporcionar este momento descontraído, bem como seu serviço ao nosso país”, disse um porta-voz da Delta em uma declaração à CNN.
Apresentação viral no avião
Uma passageira, Kate Dailey, filmou Wayne Hoey tocando saxofone e postou o vídeo no Facebook.
“Fiquei surpresa e encantada quando esse cavalheiro se levantou, montou seu saxofone e começou a tocar canções de Natal, para cima e para baixo no corredor. O clima no avião mudou imediatamente”, ela escreveu na publicação.
“Obrigada, bom senhor, por seu serviço antes (pelo Exército) e agora. Você apenas renovou minha fé na humanidade”, declarou.
Antes da postagem, ele não tinha ideia de que alguém havia gravado um vídeo ou que ele era um sucesso nas redes sociais.
“Eu geralmente toco de olhos fechados. Então não vi muitas pessoas com câmeras”, afirmou..
Hoey tem vários saxofones e carrega pelo menos um para onde quer que vá. Ele planeja continuar a tradição, que mantém desde o Exército. “Você nunca sabe quando terá a chance de colocar um sorriso no rosto das pessoas”, concluiu.