Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a capital de Vanuatu, Port Vila, nesta terça-feira (17), no horário local.
A mídia local e a Organização das Nações Unidas (ONU) relataram seis mortes, ainda não confirmadas oficialmente, e informaram que os dois principais reservatórios de água e um hospital ficaram danificados.
A emissora estatal VBTC mostrou imagens de veículos esmagados sob destroços de prédios que desabaram e pedras espalhadas por uma rodovia. Imagens de drones registraram deslizamentos de terra.
Uma casa ficou revirada com os tremores causados pelo terremoto no país.
Veja os vídeos da destruição em Vanuatu:
Imagens também mostraram uma rachadura que foi formada em uma estrada de asfalto.
O primeiro-ministro de Vanuatu, Charlot Salwai, declarou estado de emergência e afirmou que um toque de recolher será imposto por sete dias nas áreas mais afetadas. “Foi um momento triste e devastador”, Salwai comentou.
Um funcionário do hospital de Port Vila disse à VBTC que mais de 50 pessoas ficaram feridas.
De acordo com um policial à mídia local, os esforços de resgate continuam.
Veja outras imagens dos danos:
-
1 de 8
Prédios danificados e veículos esmagados após terremoto de magnitude 7,4 que atingiu Vanuatu. • VANUATU BROADCASTING AND TELEVISION CORPORATION
-
2 de 8
Rachadura formada em estrada de asfalto. • CCTV, CGTN
-
3 de 8
De acordo com um policial à mídia local, os esforços de resgate continuam. • VANUATU BROADCASTING AND TELEVISION CORPORATION
-
-
4 de 8
Produtos espalhados pelo chão após forte terremoto em Port Vila, Vanuatu. • Farmácia Tana Plaza/via REUTERS
-
5 de 8
Oficina atingida por terremoto em Port Vila, Vanuatu. • STÉPHANE RIVIER VIA FACEBOOK
-
6 de 8
Prédios ficaram danificados. • VANUATU BROADCASTING AND TELEVISION CORPORATION
-
-
7 de 8
Carros foram esmagados. • VANUATU BROADCASTING AND TELEVISION CORPORATION
-
8 de 8
Deslizamentos de terra. • VANUATU BROADCASTING/TELEVISION CORPORATION
“Foi o terremoto mais violento que já experimentei em meus 21 anos vivendo em Vanuatu e nas Ilhas do Pacífico. Já vi muitos terremotos grandes, mas nunca um como este”, relatou Dan McGarry, jornalista em Vanuatu, à Reuters.
Assistência internacional também foi solicitada. Segundo a Nova Zelândia, as redes de comunicação no arquipélago do Pacífico estavam fora do ar.
A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, pontuou que houve danos significativos e que a Austrália está se preparando para enviar assistência, incluindo equipes de busca e resgate e equipes médicas de emergência nesta quarta-feira (18).
O aeroporto internacional de Porto Vila foi fechado, informou o Alto Comissariado de Vanuatu em Camberra.
O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários estimou que 116 mil pessoas foram afetadas pelo terremoto.
O Serviço Geológico dos EUA relatou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 km. O Sistema de Alerta de Tsunami norte-americano cancelou um alerta inicial de tsunami para Vanuatu.
A Reuters não conseguiu confirmar os números de vítimas, pois as interrupções nas comunicações dificultam o contato com as autoridades de Vanuatu.
2024 deverá ser o ano mais quente já registrado, segundo a OMM