A Polícia Militar realiza uma operação especial na favela da Rocinha, na zona Sul do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (17).
A ação é realizada em conjunto com o Ministério Público do Rio de Janeiro. A operação é coordenada pelo Comando de Operações Policiais (COE) da Polícia Militar e conta com a participação do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a tropa de elite da PM do Rio.
Mais de 400 policiais militares cumprem 34 mandados de prisão e 9 de busca e apreensão na Rocinha. Os alvos são traficantes do Comando Vermelho do Rio de Janeiro e oriundos do Ceará e de Goiás que estão escondidos na comunidade.
A PM informou que, durante a ação, criminosos armados atiraram contra as equipes policiais, gerando um tiroteio. Ao fim do confronto, um homem foi encontrado já sem vida, identificado como Vitor dos Santos Lima.
Os policiais identificaram cápsulas deflagradas de diversos calibres, inclusive de metralhadora antiaérea ponto 50. Durante o confronto, uma mulher foi baleada e foi encaminhada ao Hospital Miguel Couto, na Gávea.
Também participam da operação agentes do Batalhão de Polícia de Choque (BPC), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Grupamento Tático de Motociclistas (GTM) e do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar. Ao todo, foram mobilizados 11 batalhões.
O Ministério Público informou que, até o momento, foram apreendidos 40 tabletes de cocaína, dois revólveres e 50 munições de armas de fogo.
Diversos moradores relataram nas redes sociais muitos tiros na comunidade. Vídeos mostram os tiroteios e a atuação policial com veículos blindados desde o início desta manhã. Assista abaixo.
Durante a operação, os policiais localizaram uma grande estufa de maconha na parte alta da comunidade. Um vídeo mostra o local escuro e fechado com diversos equipamentos para a produção do entorpecente. Assista:
Em outro vídeo, a Polícia Militar divulgou uma quantidade significativa de apreensões, principalmente de drogas. Confira: