Grandes drones se tornaram tema de conversa em Nova Jersey: moradores relataram vê-los do tamanho de pequenos carros voando à noite; as autoridades não têm certeza se estão vendo algo incomum ou se realmente são drones.
Mas mesmo que o que foi visto seja outra coisa, grandes drones existem e podem ter muitos usos para amadores, usuários comerciais ou militares, segundo especialistas em aeronaves não tripuladas.
“Há tantos usos para esses dispositivos. É quase ilimitado”, explicou à CNN Ryan Wallace, professor associado de engenharia aeronáutica da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle.
Avistamentos de drones?
Autoridades policiais, incluindo o FBI, continuam tentando confirmar o que exatamente os moradores de Nova Jersey estão vendo e de onde eles vêm – ou se são drones, em vez de aviões regulares, voando rotas normais, que as pessoas estão identificando de froma errada.
“Temos relatos do público e da polícia que datam de várias semanas atrás”, contou o escritório do FBI em Newark no dia 3 de dezembro.
Moradores de Nova Jersey têm descrito ver drones voando por cima, às vezes em grupos de pessoas.
Avistamentos de drones foram relatados nos condados de Morris e Somerset, segundo autoridades locais. Os dois condados ficam na área metropolitana de Nova York.
Não foram somente os moradores que viram. A Guarda Costeira dos EUA, parte do Departamento de Segurança Interna, relatou que um de seus ativos encontrou os drones.
O Departamento de Segurança Interna e o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, declaram na quinta-feira (12) que muitos dos avistamentos relatados são, na verdade, “aeronaves tripuladas” operando legalmente, especialistas disseram à CNN que os objetos nos vídeos de “avistamentos” que eles revisaram pareciam ser aviões.
A Casa Branca também alegou que não há “nenhuma evidência neste momento” de que os avistamentos misteriosos “representem uma ameaça à segurança nacional ou à segurança pública, ou tenham um nexo estrangeiro”.
Ainda assim, os moradores de Nova Jersey estão frustrados com a falta de respostas claras sobre o que estão vendo.
“Você vê vermelho e verde com luzes piscando nos cantos. Ele simplesmente muda de direção, indo de 90 para 270 graus, só voa em direções diferentes”, falou um morador de Nova Jersey à CNN. “E aviões obviamente não podem fazer isso.”
O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, disse que também está pressionando o governo federal por mais informações.
Em uma publicação no X, Murphy escreveu que falou com a Conselheira de Segurança Interna dos EUA, Liz Sherwood-Randall “para discutir minhas preocupações sobre a resposta do governo federal.”
Today I spoke with Liz Sherwood-Randall, White House Homeland Security Advisor, to discuss my concerns over the federal government’s response to recent drone sightings in NJ.
I’ll continue to press the federal government, including the @FBI, for answers on behalf of the public.
— Governor Phil Murphy (@GovMurphy) December 12, 2024
Usos do drone
A maioria das pessoas está familiarizada com os drones menores, usados fotografia, por exemplo.
“As asas não são algo que adiciona muito volume em termos de massa do drone, elas são, na verdade, as partes mais leves do dispositivo”, afirmou Pramod Abichandani, diretor do Advanced Air Mobility Laboratory no New Jersey Institute of Technology.
Segundo o especialista, “mesmo quando você está olhando para drones multimotores, como um quadricóptero… as extensões dele são basicamente hastes de fibra de carbono, super leves.”
O peso importa porque você precisa de aprovação especial — o que é incomum — da Administração Federal de Aviação para pilotar drones que pesam mais de 25 quilos, segundo William Austin, presidente do Warren Community College em Nova Jersey, que estudou aeronaves não tripuladas e iniciou o programa de drones da escola.
Pessoas comuns teriam que estar dispostas a desembolsar muito dinheiro por drones tão grandes, que podem custar dezenas de milhares de dólares, afirmaram os especialistas.
Mais frequentemente, drones grandes são usados para propósitos comerciais ou militares. Eles podem ser usados, por exemplo, para agricultura, para pesquisar ou pulverizar campos.
Ou para infraestrutura, na avaliação do estado de estradas e edifícios ou para mapeamento. No entanto, para essas aplicações, os drones quase certamente precisariam voar durante o dia em vez de à noite, quando os avistamentos de Nova Jersey teriam ocorrido.
Algumas agências de segurança pública começaram a usar drones para busca e resgate, embora não precisem necessariamente de drones extra grandes para isso.
Alguns drones maiores e mais pesados também foram usados para transporte comercial (como entregas).
“Não é comum, mas também não é inédito”, explicou Wallace.
Os militares podem usar drones grandes, equipados com todos os tipos de sensores — de câmeras tradicionais potentes a sensores infravermelhos — para vigilância.
E nos próximos anos, os americanos podem começar a ver drones ainda maiores e mais poderosos voando por aí, afirmou Austin, como aqueles feitos pela empresa chinesa EHang para transportar pessoas.
Mas por enquanto, “você provavelmente não os verá aqui, porque é preciso passar por muitas etapas de permissão da FAA. Há tão poucas pessoas que teriam esse tipo de credencial que a FAA saberia muito rapidamente quem estava voando um drone desse tipo pelo espaço aéreo nacional.”