A Polícia Civil do Rio prendeu três homens em flagrante, na noite desta quarta-feira (11), por receptação de um caminhão que transportava toneladas de cabos de cobre furtados da Light.
O veículo passava pela Avenida Brasil, em direção a comunidade do Quitungo, em Brás de Pina, na zona norte do Rio, onde atua o Comando Vermelho.
A facção explora, dentre outras atividades, o desmanche de veículos e a venda através de ferros-velhos.
Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), que estavam nas ruas para combater esse tipo de crime, acharam o veículo suspeito e o interceptaram na altura da Vila do João, que faz parte do Complexo da Maré, também na zona norte.
Ao fazer a revista na caçamba do caminhão, foram encontradas toneladas de cabos de cobre de uso exclusivo da concessionária de energia Light.
Os cabos estavam escondidos embaixo de sacos com sucatas.
Um dia antes, houve um roubo de caminhão que transportava 25 toneladas de cabos da concessionária Light, que foi levado para a comunidade do Mandela, em Benfica, também na zona norte.
A polícia acredita que a carga recuperada é parte deste material roubado no dia anterior. O conteúdo apreendido vai passar por perícia.
A ação ocorreu no escopo da Operação Torniquete, desencadeada em setembro para combater roubos, furtos e receptações de veículos.
A Polícia Civil disse que continua as investigações e ações para coibir a prática deste tipo de crime, que além de causar grande prejuízo à concessionária com reparo e reposição do material, geram transtornos à população que fica com o fornecimento de energia interrompido e sem acesso a serviços essenciais.