Em uma ação conjunta que durou quatro dias, a Polícia Federal, o ICMBio e a FUNAI realizaram a Operação Terra Viva, com objetivo de combater o garimpo ilegal de ouru no interior do Amazonas, em comunidades indígenas do Alto Solimões.
Os agentes fizeram a retirada de garimpeiros que estavam extraindo minerais da região. Na operação também foram destruídos equipamentos utilizados pelos criminosos.
Além da detenção dos garimpeiros, os investigadores da Polícia Federal também realizaram levantamento dos locais onde é praticado a extração não autorizada de ouro. Foram encontradas dragas, que foram destruídas pelas autoridades.
O objetivo dos órgãos envolvidos é a preservação dos rios nas proximidades do município de Tabatinga, localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru e Santo Antonio do Iça, com seus afluentes, um dos principais é o Rio Solimões.
As investigações continuam para combater as atividades garimpeiras e a degradação ambiental, e também para identificar os principais receptadores e financiadores das atividades ilícitas.
Todos os envolvidos responderão pelos crimes de usurpação de bens da União, dano ambiental à Unidade de Conservação, possível lavagem de dinheiro, dentre outros crimes relacionados.