Antes do início da reunião bilateral entre Donald Trump e Emmanuel Macron, neste sábado (7), as autoridades trocaram elogios em frente aos repórteres no Palácio do Eliseu.
O anfitrião agradeceu a presença do americano, relembrando a última visita ao país.
“É uma grande honra para o povo francês recebê-lo cinco anos depois. Você era presidente naquela época e eu me lembro da sua solidariedade e da sua reação imediata. Então, seja bem-vindo novamente, estamos muito felizes em recebê-lo”, exclamou Macron.
O presidente francês se referiu ao incêndio na Catedral de Notre-Dame, que ocorreu há cinco anos e reabre neste sábado após ser reformada.
Trump foi convidado para a reinauguração, marcando sua primeira viagem ao exterior após as eleições dos Estados Unidos.
O americano agradeceu a recepção e elogiou o povo francês, relembrando também a relação entre os países.
“O povo da França é espetacular, uma das nossas maiores comunidades nos EUA. Nós os respeitamos e amamos. É uma honra estar aqui, conquistamos muitas coisas juntos”, exclamou.
Trump reforçou o histórico entre seu governo e o de Macron. “Passamos por bons momentos e tivemos muito sucesso trabalhando juntos na Defesa, e na ofensiva também”.
O presidente eleito ainda afirmou que “o mundo está ficando um pouco louco agora” e que falariam sobre isso durante a reunião bilateral.