Multidões de manifestantes derrubaram uma escultura do pai do presidente sírio, Bashar al-Assad, na cidade de Jaramana, no sul do país, neste sábado (7), depois que as forças do regime recuaram da área ao sul da capital Damasco.
Um manifestante pôde ser visto subindo em uma enorme fachada mostrando o rosto do ex-presidente Hafez al-Assad, enquanto dezenas de homens gritavam e batiam palmas em primeiro plano, de acordo com imagens geolocalizadas pela CNN.
Outros martelavam ferozmente partes da estátua, espalhando pedaços quebrados de material.
O som de tiros pode ser ouvido no alto. Em um vídeo, um homem é visto acenando as cores azul, amarelo, vermelho, branco e verde da bandeira drusa. A explosão de comemorações ocorreu quando as tropas de Assad recuaram de Jaramana, de acordo com o grupo ativista Suwayda 24.
Veja o momento em que a estátua é derrubada
Facções rebeldes se aproximaram da capital estratégica nos últimos dias – no desafio mais descarado à autocracia do regime em quase uma década.
Horas antes, combatentes rebeldes drusos estavam avançando pela cidade de as-Suwaydya, ao sul de Jaramana. No verão passado, moradores de as-Suwaydya encenaram uma rara série de protestos pedindo por mudança de regime, com algumas pessoas gritando: “Vida longa à Síria e abaixo Bashar al-Assad”.
Ao pegar em armas na última investida rebelde, as forças drusas estão reforçando a ofensiva do sul.