O Papa Francisco apareceu com um grande hematoma no queixo, durante uma cerimônia realizada neste sábado (7), que o Vaticano explicou ter sido resultado de um pequeno acidente na manhã de sexta-feira (6).
A cerimônia em questão foi realizada na Basílica de São Pedro para empossar 21 novos cardeais católicos.
Francisco, que completa 88 anos este mês, parecia estar em boa forma, liderando o evento cheio de rituais para elevar clérigos de 17 países ao Colégio dos Cardeais, o grupo de elite que um dia elegerá o sucessor ao papado.
Uma mancha arroxeada podia ser vista no lado direito do rosto do papa, ao redor do queixo inferior e pescoço superior.
A assessoria de imprensa do Vaticano afirmou que Francisco bateu o queixo na mesa de cabeceira na manhã de sexta-feira (6).
Francisco, papa desde 2013, sofreu crises ocasionais de problemas de saúde nos últimos anos e agora usa uma cadeira de rodas devido a dores nos joelhos e nas costas.
Nomeação
Os cardeais são as autoridades de mais alto escalão na Igreja Católica de 1,4 bilhão de membros, além do papa.
Na morte ou renúncia do pontífice, os cardeais com menos de 80 anos são encarregados de entrar em um conclave e escolher o próximo papa.
Francisco agora instalou cerca de 80% dos prelados que elegerão o próximo papa, aumentando a probabilidade de que o próximo pontífice compartilhe sua visão de uma Igreja mais inclusiva e engajada com o mundo mais amplo.