Em um marco histórico, o Mercosul e a União Europeia anunciaram um acordo de livre comércio entre os blocos, após mais de 20 anos de negociações. O entendimento repercutiu na imprensa europeia. Veja na galeria acima.
O portal Público, de Portugal, o chamou de “maior parceria comercial do mundo”, colocando a notícia como manchete em seu site.
Na Espanha, o El Mundo seguiu um caminho parecido, destacando que os blocos concordaram com “a maior área de livre comércio do mundo”, mas ressaltou que Emmanuel Macron, presidente da França, deve procurar aliados para bloquear a medida.
Agricultores franceses demonstraram forte insatisfação com o acordo, fazendo protestos e bloqueando estradas. O entendimento ainda precisa ser validado pelos países de Mercosul e União Europeia.
O Jornal Les Echos, da França, também deu a notícia do acordo como manchete, mas pontuou que o país o recusa.
A conclusão das negociações também foi notícia no Der Spiegel, da Alemanha, e no Le Monde, da França.
Quais são os próximos passos do acordo?
- Revisão legal – o processo voltado a assegurar a consistência, correção linguística e estrutural aos textos do acordo. Esta etapa está avançada, segundo comunicado do Palácio do Planalto;
- Tradução – concluída a etapa anterior, o acordo passará por tradução do inglês para as 23 línguas oficiais dos países da UE e as duas línguas oficiais do Mercosul;
- Assinatura – A assinatura será realizada após concluídas a revisão legal e traduções do Acordo;
- Internalização – Após assinatura, o acordo será encaminhado para os respectivos processos internos de aprovação dos blocos e países. No Brasil, os Poderes Executivo e Legislativo, por meio da aprovação do Congresso Nacional, são os responsáveis por essa etapa.
- Ratificação – as partes notificam sobre a conclusão dos respectivos trâmites internos e confirmam, por meio da ratificação, seu compromisso em cumprir o acordo.
*com informações de Patrick Fuentes, colaboração para a CNN