Em uma manhã de terça-feira comum, dois homens que estavam em uma trilha indo para o trabalho no interior do nordeste da Colúmbia Britânica, no Canadá, avistaram outro homem saindo da natureza.
Eles o reconheceram como sendo Sam Benastick, que havia sido dado como desaparecido há mais de um mês, em 19 de outubro, de acordo com a Polícia Montada Real Canadense (RCMP) das Montanhas Rochosas do Norte.
Benastick foi encontrado em uma estrada de serviço, apoiando-se em duas bengalas e um saco de dormir cortado enrolado em suas pernas para se aquecer.
O homem foi dado como desaparecido após não retornar para casa em 17 de outubro de uma viagem de acampamento de 10 dias no Redfern-Keily Park, relata a CBC News, afiliada da CNN.
Benastick disse à polícia que inicialmente ficou em seu carro por alguns dias antes de caminhar até um riacho perto de uma montanha, onde acampou por mais 10 a 15 dias.
Ele então se foi para o vale e construiu um abrigo em um leito de riacho seco, pontuou a RCMP. Foi de lá que Benastick seguiu para onde os dois trabalhadores o encontraram.
Os homens o levaram para um hospital, onde a polícia o atendeu e confirmou sua identidade, ainda segundo a polícia.
“Encontrar Sam vivo é o melhor resultado absoluto. Depois de todo o tempo em que ele esteve desaparecido, temia-se que esse não fosse o resultado”, relatou Madonna Saunderson, da área de comunicação da RCMP.
Reencontro com a família
Os pais e irmão de Benastick ficaram no hotel Buffalo Inn, em Pink Mountain, na Colúmbia Britânica, por mais de 20 dias durante uma extensa busca por seu filho, disse o gerente-geral da pousada, Mike Reid, à CNN.
Reid, que desenvolveu uma conexão com a família, informou que forneceu algumas refeições gratuitas para eles durante a estadia em sua pousada.
“Tenho três filhos e cinco netos. Então sei o que eles estavam passando”, ponderou.
Reid manteve contato com a família, que se reuniu no hospital com Benastick. Eles lhe disseram que seu filho quase desmaiou quando foi encontrado pelos dois trabalhadores na estrada e estava se apoiando em dois gravetos porque estava “muito fraco”.
“Ele estava em péssimo estado, mas está vivo”, comentou o gerente à CNN.
De acordo com a polícia, várias equipes de busca e resgate estavam procurando por ele, juntamente com os Canadian Rangers e “muitos voluntários locais com amplo conhecimento do interior da área”.
Os Rangers fazem parte das Reservas das Forças Armadas Canadenses (CAF) que trabalham em regiões remotas, isoladas e costeiras do país.
O tio de Benastick, Al Benastick, descreveu seu sobrinho como um ávido homem ao ar livre que estava sofrendo de “congelamento e alguma inalação de fumaça” em uma entrevista à CBC News.
Foi “meio inacreditável” que seu sobrinho tenha sobrevivido, admitiu. “Imagine estar lá fora, com tanto frio, por tanto tempo”, ponderou.