Uma estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 21 anos, foi atingida por uma bala perdida na tarde de segunda-feira (11), enquanto aguardava o ônibus na Rua Caetano Moura, no bairro da Federação, em Salvador, nas proximidades do campus da universidade.
O incidente, que aconteceu por volta das 14h30, gerou grande preocupação entre a comunidade acadêmica. A jovem, que cursa Arquitetura e Urbanismo, estava acompanhada de colegas quando foi atingida no antebraço esquerdo.
De acordo com informações das polícias, a jovem foi imediatamente socorrida por membros da Coordenação de Gestão de Segurança (Coseg) da UFBA e pelo diretor da Faculdade de Arquitetura, que a levaram para uma unidade de saúde nas proximidades, com escolta da Polícia Militar.
Segundo a Polícia Civil, a estudante foi encaminhada ao Hospital Jorge Valente, onde recebeu atendimento médico e foi liberada em seguida.
A universidade informou que a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) foi acionada imediatamente.
Entretanto, de acordo com a SSP-BA, não há registro de disparos nas imediações do campus da UFBA.
A Polícia Civil, por meio da 7ª Delegacia Territorial do Rio Vermelho, está conduzindo a investigação do caso. A polícia requisitou uma perícia no local para tentar encontrar mais informações sobre o ocorrido.
Em nota oficial, a UFBA se manifestou sobre o episódio. “A Universidade Federal da Bahia mostra-se consternada com o ferimento que uma de suas estudantes sofreu, por bala perdida, no ponto de ônibus na Rua Caetano Moura, Salvador, nesta segunda-feira, 11 de novembro”, diz a instituição.
A universidade destacou que a segurança no entorno do campus é uma preocupação constante. “Na semana passada, o atual reitor em exercício, Penildon Filho, encaminhou um ofício à Secretaria de Segurança Pública do Estado solicitando o fortalecimento da segurança em volta dos campi da UFBA”, completou a instituição.
A administração da UFBA também informou que, apesar do ocorrido, as atividades acadêmicas e administrativas seguem normalmente.