Donald Trump venceu a disputa presidencial no estado do Arizona, de acordo com a projeção da CNN.
O estado conta com 11 delegados no Colégio eleitoral. A CNN projetou no início desta semana que Trump conquistaria um segundo mandato depois de atingir os 270 votos eleitorais necessários para vencer a eleição presidencial.
O Arizona se tornou um estado-chave na disputa e ajudou o presidente Joe Biden a vencer em 2020. Em seguida, ajudou os democratas a ganhar o controle do Senado em 2020 e a mantê-lo em 2022. A vitória de Biden no Arizona, há quatro anos, foi a margem de votação mais próxima do país – 10.457 votos.
Com a vitória no Arizona, Trump ganhou em todos os sete estados-pêndulo, que não têm uma inclinação partidária consistente. Esses estados são: Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin.
A adição dos 11 votos do Colégio Eleitoral do Arizona eleva a contagem eleitoral final de Trump para 312. Kamala Harris terminará a eleição com 226.
Entenda como a CNN projeta vencedores de eleições
A CNN, junto a outros veículos de imprensa, trabalha com a Edison Research para coletar resultados de votos de autoridades eleitorais e para realizar pesquisas de boca de urna entre os eleitores.
Em alguns casos, a Mesa de Decisão da CNN pode projetar um resultado com base nos resultados das bocas de urnas, quando um candidato detém uma vantagem muito ampla.
Em outros, quando a disputa é muito acirrada, a Mesa de Decisão da CNN procura padrões nos dados, como os resultados e a participação se comparam com os resultados anteriores para cada local e se há alguma anomalia no que foi relatado até agora.
E, nas eleições mais próximas, a Mesa de Decisão da CNN analisará atentamente as estimativas de quantos votos ainda faltam para serem contabilizados, levando em consideração a quantidade total, de que tipo são e de onde poderão vir.
Entenda mais sobre o processo de projeção de vencedores em eleições nesta matéria.
Trump vai superar Biden e se tornar o presidente mais velho dos EUA