A professora de português Maria Ivone das Neves, conhecida como Mary, preparou seus alunos para a pauta “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, que acabou sendo o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo (3). Após o exame, a educadora foi recebida com aplausos e homenagens pelos estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Águas Termais, em Cipó, no interior da Bahia.
Um vídeo que retratou a homenagem rapidamente viralizou nas redes sociais. Assista abaixo.
Ivone havia abordado o tema com seus alunos três dias antes da prova, como parte do Projeto Interdisciplinar Afro-Brasileiro: Possibilidades de uma Educação Antirracista, desenvolvido ao longo de 2024.
O programa, que envolveu debates, filmes, músicas, livros e redações, tinha como objetivo promover uma reflexão sobre a valorização da cultura africana, o combate ao racismo estrutural e o letramento racial.
O planejamento das aulas começou em dezembro de 2023, e ao longo do ano, a professora trabalhou com seus alunos temas como a herança afro-brasileira e a importância da diversidade cultural.
Em uma publicação nas redes sociais, emocionada, ela expressou seu orgulho e agradecimento aos alunos.
“Meus queridos alunos, trabalhar a pauta antirracista foi um grande desafio. A superestrutura nos condiciona, nos aprisiona, consequência de uma ideia desumana, mas vocês acolheram com tanto carinho esse projeto. Essa discussão vai muito além de um tema de redação, ela precisa ser levada a sério nos espaços institucionalizados, a escola é nossa!!”, escreveu Mary.
No Instagram, a professora também fez uma despedida, já que os alunos do terceiro ano estão prestes a seguir novos caminhos.
“Não nos veremos mais, mas essas memórias não se acabarão. Vou levar todas comigo por toda a minha vida. Amei. Obrigada”, concluiu a professora.
Veja a homenagem feita à professora: