O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, nomeou o embaixador Stephen Mull, ex-diplomata de governos tanto do Partido Republicano quanto o Democrata, para supervisionar a transição da administração de Joe Biden para a administração de Donald Trump, de acordo com um porta-voz do Departamento de Estado.
“O embaixador Mull trabalhará com a equipe do presidente eleito para garantir uma transição o mais bem-sucedida possível”, destacou Matthew Miller.
Mull atuou mais recentemente como subsecretário de Estado interino para Assuntos Políticos por cerca de três meses durante o primeiro mandato de Trump e foi embaixador dos EUA na Polônia durante o segundo mandato de Barack Obama.
“A transferência pacífica de poder é um elemento essencial da nossa democracia, que é vital para a segurança da nossa nação. É por isso que é tão importante para nós conduzirmos um processo de transição tranquilo, eficiente e profissional”, disse Miller.
O porta-voz afirmou que Mull começou a trabalhar na transição, mas que o departamento ainda não tem informações sobre a equipe de transição de Trump.
A CNN informou na quarta-feira (6) que o Brian Hook, ex-enviado especial ao Irã, deve liderar a equipe de transição do republicano no Departamento de Estado.
Miller também expôs as prioridades de política externa do governo Biden para o tempo restante no cargo, incluindo o fim dos combates na Faixa de Gaza e no Líbano.