Governo de São Paulo e a prefeitura da capital se preparam para uma previsão de chuva intensa com rajadas de vento na capital paulista entre esta quinta-feira (7) e a próxima sexta-feira (8).
Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE) alerta que “a continuidade das chuvas, em conjunto com o solo encharcado, mantém elevado o risco para inundações, transbordamento de córregos e deslizamentos de terra”.
Segundo apurou a CNN, a Secretaria Municipal das Subprefeituras, que também cuida de infraestrutura da cidade, está desde a última quarta-feira (6) coordenando ações com 4.500 agentes nas ruas em plantões 24 horas por dia.
A pasta diz enviar equipes de acordo com as demandas, para organizar o deslocamento de um território menos atingido para um que tenha mais impactos. “É uma grande operação desde esta quarta (6) e se prolonga durante o período que as chuvas durarem”, disse uma fonte.
São esperados grandes volumes de chuva e ventos de até 70km/h. O acumulado esperado no estado de São Paulo nos próximos dias é de 145 mm até sexta, o que ultrapassa a média para o mês de novembro, que é de 143,9 mm.
O governo do estado de São Paulo instalou na manhã de hoje um gabinete de crise diante da previsão de chuvas de forte intensidade que atingirão todo o estado.
Empresas de fornecimento de energia elétrica, como a Enel na região metropolitana da capital, e de fornecimento de água e esgoto tem representantes integrando o gabinete de crise. Segundo o governo estadual, o foco é permitir “uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle”.