O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, disse que seu país “não hesitará em responder de forma decisiva e apropriada a qualquer violação da sua integridade territorial e segurança no momento apropriado” após o ataque de Israel ao Irã no início deste sábado (26).
O presidente do iraniano, Masoud Pezeshkian, fez comentários semelhantes em sua conta “X” no final do dia, afirmando que o Irã “responderá a qualquer ato de tolice com sabedoria e inteligência.”
Araghchi conversou em telefonemas separados com os ministros do Catar, Egito e Síria no sábado “para trocar opiniões sobre os últimos desenvolvimentos na região”, de acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã.
Os ministros dos negócios estrangeiros dos três países condenaram os ataques de Israel em várias bases militares no Irã, disse o comunicado.
Eles também enfatizaram a importância de “aumentar os esforços para estabelecer um cessar-fogo em Gaza e no Líbano, parar a máquina de guerra do regime sionista e restaurar a estabilidade e segurança na região”, acrescentou o comunicado ministerial.
Araghchi também pediu à comunidade internacional para tomar medidas eficazes para evitar uma nova escalada na região.