O analista de internacional Lourival Sant’Anna, durante o CNN Prime Time desta quinta-feira (24), apontou que o custo de vida será o fator determinante nas próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Segundo Sant’Anna, este tema é crucial para os eleitores e pode inclinar a balança a favor de Donald Trump, apesar de sua imagem controversa.
Sant’Anna destacou a importância de estados-chave como Pensilvânia e Geórgia na definição do pleito.
“É a Pensilvânia, que tem o maior número de cadeiras no colégio eleitoral dos sete estados pêndulo e realmente tem definido as eleições”, afirmou o analista.
Perfil do eleitorado e estratégias de campanha
O especialista explicou as diferentes estratégias necessárias para conquistar o voto em estados do Cinturão da Ferrugem, como Pensilvânia, Michigan e Wisconsin, e nos estados do Sul, como Geórgia.
Nos primeiros, o foco está nos trabalhadores de “colarinho azul”, tradicionalmente democratas, mas que em 2016 apoiaram Trump. Já nos estados do Sul, o voto da população negra é crucial.
Sant’Anna ressaltou que a vice-presidente Kamala Harris tem buscado o apoio de Barack Obama para mobilizar o eleitorado afro-americano, especialmente na Geórgia. No entanto, o desalento de parte desses eleitores, principalmente devido às questões econômicas, pode impactar a participação nas urnas.
Vantagem de Trump na economia
Apesar da alta rejeição a Trump, o analista observou que o ex-presidente leva vantagem na percepção sobre a gestão econômica.
“Os eleitores se lembram de um período anterior à pandemia em que a economia ia muito bem e as coisas estavam mais baratas”, explicou Sant’Anna.
Em resposta, a campanha de Harris tem enfatizado propostas econômicas, como medidas contra a especulação de preços e programas de auxílio à aquisição de casa própria.
O analista concluiu que a disputa eleitoral deve se intensificar em torno da questão do custo de vida, com ambos os lados buscando apresentar soluções convincentes para os eleitores americanos.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.