Um ataque terrorista mortal teve como alvo uma empresa aeroespacial turca na capital Ancara, disseram autoridades do governo nesta quarta-feira (23). O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, confirmou cinco mortos mortos e 22 feridos até o momento.
“Um ataque terrorista foi realizado contra as instalações da Turkish Aerospace Industries Inc. (Tusas) Ankara Kahramankazan. Infelizmente, temos mártires [mortos] e pessoas feridas após o ataque”, disse Yerlikaya, via X.
Segundo a autoridade, dentre os feridos, três já tiveram alta médica, 19 estão em tratamento hospitlar e dois reponsáveis pelos ataques foram mortos. O ministro ainda ainda disse que provavelmente os autores do ataque são membros do ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Um vídeo de redes sociais verificado e geolocalizado pela CNN, mostrou o momento em que uma explosão abalou a sede da TUSAS.
Após a explosão, uma pessoa segurando uma arma de fogo é vista correndo no que parece ser um estacionamento.
O prefeito de Ancara, Mansur Yavas, disse que estava “triste” com o ataque à Tusas, uma grande empresa de defesa.
A Tusas foi incorporada ao Ministério da Indústria e Tecnologia da Turquia em 1973 para reduzir a “dependência estrangeira do país na indústria de defesa”, de acordo com seu site.
O ataque ocorreu enquanto o presidente turco Recep Tayyip Erdogan estava na cidade russa de Kazan para participar da cúpula anual dos Brics.
*Com infornações da Reuters
(Matéria em atualização)