O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, conversam na Cúpula dos Brics em Kazan, na Rússia, nesta quarta-feira (23).
Putin disse a Maduro que apoia os esforços da Venezuela para se juntar ao bloco econômico e que aprecia que o país sul-americano “compartilhe suas visões sobre a situação internacional atual”.
Destacou ainda que o país é “um dos principais e mais confiáveis parceiros da América Latina”.
O presidente venezuelano, por sua vez, comentou que sua nação está “no caminho para os Brics” e que defende o equilíbrio mundial.
A Rússia sedia a Cúpula dos Brics na cidade de Kazan, que acontece entre 22 a 24 de outubro. O fórum diplomático fundado há 15 anos pelas principais economias emergentes — Brasil, Rússia, Índia e China — se expandiu para incluir África do Sul, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos.
Mais cedo, os Brics aprovaram o convite para 13 países, deixando a Venezuela de fora. Eles ainda serão consultados e precisam aceitar formalmente a inclusão.
A CNN apurou que o próprio presidente russo Vladimir Putin, anfitrião da cúpula, leu a lista de nações que seriam convidadas para integrar o bloco como países parceiros.