O estado do Rio de Janeiro alcançou um número histórico de mais de 100 mil casos de estelionatos em 2024, desde o início do ano, no mês de janeiro até setembro. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).
De acordo com o instituto, foram 109.887 casos registrados na polícia somente neste ano, o que mostra um aumento de 25% referentes aos crimes de estelionatos, levando em consideração o acumulado registrado em 2023, que foi de 87.659 ocorrências.
Os dados do ISP revelam que os atuais números correspondem à situação de 1 caso de estelionato a cada 3,5 minutos no estado.
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (22), uma operação contra uma facção criminosa formada em presídios do estado e que movimentou R$ 70 milhões com golpes do falso sequestro e tráfico de drogas.
Segundo a corporação, a facção denominada como “Povo de Israel” surgiu em 2004, após conflito entre criminosos durante uma rebelião, o grupo criminoso tem cerca de 18 mil presos membros e já ocupa 13 unidades prisionais, chamadas pelos presos de “aldeias”.
As estatísticas do Instituto de Segurança Pública são construídas a partir dos Registros de Ocorrência (RO) lavrados nas delegacias da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro (SEPOL), além de informações complementares de órgãos específicos da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro (SEPM).