A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou um avião que ingressou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro. A aeronave vinha do Peru.
A ação ocorreu nesta terça-feira (22), na região de Lábrea, no interior do Amazonas. Durante a realização das medidas de policiamento do espaço aéreo, militares da Aeronáutica ordenaram de forma progressiva a realização das medidas de averiguação, intervenção (mudança de rota e pouso obrigatório) e persuasão (tiro de aviso).
Após a última tentativa de contato, a aeronave sem plano de voo, ignorou as ordens e optou por realizar um pouso forçado em área descampada próxima à Rodovia Transamazônica.
Em solo, o tripulante suspeito foi observado ateando fogo no avião e fugiu do local. A Polícia Federal (PF) foi acionada a investiga o caso.
A Polícia Militar do município informou que um homem foi preso após a ação e é suspeito de ser o piloto da aeronave.
Recentemente uma outra aeronave foi interceptada no espaço aéreo brasileiro, no interior do Amazonas. No dia 26 de setembro, um avião de pequeno porte pegou fogo na BR-319 após uma ação da FAB.
As ações fazem parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de coibir ilícitos transfronteiriços.